Dicas para a sua caixa d’água

Dicas para a sua caixa d’água

A caixa d’água armazena água em imóveis em geral. A falta de manutenção, uma instalação inadequada ou deixar de fazer a limpeza, são alguns problemas que impactam na qualidade da água que você e sua família estão consumindo.

Por isso, separamos algumas dicas de cuidados para manter a qualidade da água, confira:

• Escolha o tamanho adequado

Antes de mais nada, você deve saber a quantidade mínima de água que sua família consome diariamente, para decidir qual o tamanho ideal da caixa d’água. 

• A instalação

Tubos de conexão conectados indevidamente ou caixa posicionada em uma superfície inadequada, costumam dar problemas como: rompimento da caixa d’água, vazamentos e contaminação do reservatório. Além disso, o melhor local para instalação é no ponto mais alto da edificação, pois quanto mais alto, maior será a pressão. E a estrutura deve ser forte, para suportar o peso do reservatório.

• Faça a limpeza correta

É importante que a higienização ocorra a cada seis meses. Porém, não utilize solventes e outros produtos de limpeza. Você deve usar panos limpos ou esponjas macias, para não danificar as paredes da caixa. Utilize também água sanitária, ela será responsável pela sanitização.

• Faça a prevenção

Periodicamente, verifique se a tampa está fechada corretamente, pois isso evitará contaminação na água. Atente-se também em procurar se há rachaduras e trincas ou eventuais vazamentos, para evitar perdas e desperdício de água.

• Fique atento!

Garanta que sua caixa d’água tenha extravasor de água (popularmente conhecido como ladrão). Ele é responsável por escoar um casual excesso de água. Além de escoamento, o extravasor também serve como alerta de que a boia ou outro componente do reservatório apresenta defeitos.

E, caso sua caixa d’água seja de Amianto, recomenda-se a troca dela, pois esse material é prejudicial à saúde. O Amianto teve sua comercialização proibida no Brasil, porém, muitas residências ainda possuem o reservatório feito desse material. A alternativa mais indicada é

a troca para uma opção de polietileno ou de fibra, que não apresentam riscos à saúde e podem ser limpas facilmente e sem maiores problemas.

• Sempre utilize produtos de qualidade

A Censi possui uma vasta gama de produtos de qualidade, oferecendo torneiras de boia compatíveis com todas as caixas d’água do mercado, confira clicando aqui.

Gostou dessas informações? Tem mais alguma dica útil, para ajudar na limpeza e manutenção da sua caixa d’água? Compartilhe com a gente nos comentários!

Argentinian schoolgirl hunter – bodybuilding female thumbnails masteron bodybuilding workout equivalent to starting strength.