Aniversário de Blumenau

170 anos de história

Aniversário de Blumenau

Hoje, 02 de setembro, Blumenau completa 170 anos de muita cultura e tradição. E a Censi sente muito orgulho em fazer dessa história!

Conheça um pouco do nascimento dessa cidade que inspira e encanta a todos

Em 1850, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, filósofo alemão, obteve do Governo Provincial uma área de terras para estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus. E em 2 de setembro de 1850, chegou em Blumenau com dezessete colonos.

Em paralelo, outros imigrantes atravessavam o Oceano Atlântico em veleiros particulares. Com isso, o número de agricultores, povoadores e cultivadores dos lotes, foi crescendo.

No início, a Colônia era de propriedade do fundador, Dr. Blumenau que, em poucos anos, fez da região um dos maiores empreendimentos colonizadores da América do Sul, criando um importante centro agrícola e industrial influente na economia do País.

Em 4 de fevereiro de 1880, Blumenau foi elevada de colônia à categoria de município. Porém, em outubro, uma grande enchente causou

sérios prejuízos à população e à administração pública, com a destruição de pontes e estradas. Após esse acontecimento, a instalação do município só foi possível em 10 de janeiro de 1883. Em 1886, o município recebeu o título de Comarca e, em 1928, passou à categoria de Cidade.

Até 1934 o território de Blumenau somava 10.610 km². Hoje se resume a 519,8 km². Trinta e oito novos municípios resultaram de sucessivos desmembramentos que, em conjunto com Blumenau, compõe essa próspera região do Estado de Santa Catarina.

São 170 anos de história embalados por festas típicas, desenvolvimento econômico e inovação.

Parabéns, Blumenau!

Fonte: Prefeitura de Blumenau