Dia Nacional da Saúde (05/08)

Dia Nacional da Saúde (05/08)

Dia 05 de agosto é comemorado o Dia nacional da Saúde, no Brasil.  E, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”.

Portanto, a data tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância de cuidar do próprio corpo, tanto seu aspecto físico quanto mental. A saúde deixa de ser apenas uma questão de bons hábitos físicos e alimentares, mas também de fatores como o social e o econômico, que podem afetar a qualidade de vida dos indivíduos.

Origem da data

O dia de hoje foi escolhido para homenagear o sanitarista Oswaldo Cruz. E oficializado no calendário brasileiro através da Lei nº 5.352, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.

Quem foi Oswaldo Cruz

Nascido em 5 de agosto de 1872, Oswaldo Cruz foi um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.

Ele foi responsável também pela criação do Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz) e da fundação da Academia Brasileira de Ciências.

E por falar em saúde…

De acordo com o G1, existe a possibilidade de termos uma vacina, contra o Coronavírus, disponível ainda em 2020.

A terceira fase de testes está ocorrendo em vários países, inclusive no Brasil.

E, segundo afirmação de Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da OMS, embora o coronavírus seja a maior emergência sanitária global desde o começo do Século 20, a caça internacional por uma vacina também tem sido histórica.

E você, o que tem feito para cuidar da sua saúde? Compartilhe com a gente nos comentários! ?